Trabalho

Trabalho

 Atenção: Todas as informações no tópico de Trabalho, representam a visão, experiência e conhecimentos que o autor tem sobre trabalho na Nova Zelândia, e não são informações oficiais. Tão pouco garantimos estarem corretas apesar de todos os esforços nesse sentido terem sido feitos. Qualquer informação oficial, deverá ser obtida junto ao departamento de Imigração da Nova Zelândia, sendo que os nossos textos podem ser considerados somente como um guia. De forma alguma queremos que você vá trabalhar na Nova Zelândia baseando-se no que leu aqui, pois as situações para uns podem não ser as mesmas para outros, e você pode quebrar a cara. Já soubemos de muitos casos tristes, e nos insentamos de qualquer responsabilidade caso sua decisão seja ir trabalhar na Nova Zelândia.

icon_working

Na Nova Zelândia trabalha-se longas horas e o mercado é bastante competitivo. Todos os Kiwis conseguem pelo menos o básico com o trabalho que efetuam, e se não conseguirem, o governo está la para complementar através do seguro social. Apesar dos salários oferecidos já terem aumentado bastante nos últimos anos, ainda continuam inferiores a outros países do primeiro mundo, incluindo a vizinha Austrália. Na Nova Zelândia, mais de 80% da população ativa recebe menos de NZD 25.000,00 por ano em empregos full time. Mas por outro lado, o desemprego é um dos mais baixos no mundo, com 3.6 % somente. Imigrantes e estrangeiros, tem altas taxas de desemprego, chagando a 25%, no caso dos Sul-Americanos, sendo que a causa disto é um conjunto de fatores como a falta de domínio da língua Inglesa, falta de especialização profissional, e dificuldades de assimilação cultural. No entanto, atualmente a Nova Zelândia jamais esteve numa situação parecida, onde a mão de obra especializada está em falta em quase todos os setores, pois os Kiwis estão envelhecendo, e as taxas de natalidade foram constantemente baixas nos últimos 20 anos. Isso fez com que uma da melhores saídas para a Nova Zelândia crescer, fosse a de importar mão de obra qualificada de fora do país.

Quase todo mundo pode trabalhar na Nova Zelândia desde que autorizados pela Imigração. Residentes permanentes e Australianos, não precisam de autorização prévia, e podem trabalhar à vontade. Qualquer outra pessoa, vai ter que solicitar um Work Permit. Essa permissão ninguém deve ter medo pois não é um bicho de sete cabeças, até pelo contrário, pode ser muito fácil de conseguir. É muito importante entender o ponto de vista do governo (imigração) perante o problema de trabalho na Nova Zelândia, e ai vai uma breve explicação: Os Kiwis não gostam de zona. Tudo é extremamente disciplinado por regras e leis. É como um manual de escoteiros, onde se tem as tarefas escritas, e tudo o que se tem que fazer é cumpri-las, uma a uma. Uma vez tudo feito, tá feito. Os Kiwis precisam proteger os trabalhadores deles contra uma possível invasão de trabalhadores estrangeiros, mas nem por isso, deixam de necessitar de trabalhadores de fora em áreas onde não há Kiwis em quantidade suficiente para manter a economia andando e crescendo. Por isso, estabelecem regras para dar essas permissões de trabalho.

Quebrar essas regras e trabalhar ilegalmente, é pedir por problemas, que podem estragar sua vida futura, incluindo processos, prisão, e deportação. Além de tudo, é uma besteira dupla, por causa dos salários mais baixos pagos por alguns patrões que agem ilegalmente ao contratar jovens imaturos. Esse tipo de gente não garante nada ao empregado, explorando o trabalhador de forma enganosa, com salários que mal pagam a comida do dia. É como uma semi-escravatura, onde o ilegal já está numa prisão sem saber. Ainda por cima, não tem direitos, não poder reclamar, se acontecer algo não têm como pedir ajuda e acabam ficando com medo da própria sombra. Existem maneiras fáceis e legais de trabalhar na Nova Zelândia sem problemas.

Uma simples e barata aplicação para uma permissão de trabalho junto à imigração, não só vai garantir sua dignidade e seus direitos, bem como que o din din lhe pago esteja dentro das normas de salários mínimos adotados na Nova Zelândia. É muito importante saber, que a Nova Zelândia não é os Estados Unidos. Os EUA não dão permissão de trabalho para quase nenhum estrangeiro. Ao contrário, a Nova Zelândia permite que a maioria dos estrangeiros trabalhem, desde que se apliquem para um Work Permit ou visa, e tenham uma oferta de emprego, de preferência numa área em demanda. A Nova Zelândia vai até mais longe, abrindo as portas para que pessoas que trabalhem em profissões que eles precisem, possam até ficar no país como residentes permanentes, e se quiserem, poderão depois se tornarem cidadãos. Não importa a categoria de visto que você está, contanto que solicite uma permissão de trabalho, e esta lhe for concedida, poderá trabalhar legalmente na Nova Zelândia.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *