Permissão para Dirigir

Permissão para Dirigir

Dirigir na Nova Zelândia

Se você já é habilitado para dirigir veículos ou possui Habilitação Internacional, a sua carteira vai valer por um ano na Nova Zelândia a partir da data que chegou. Após esse período, o derrapado motorista terá que fazer um exame teórico e talvez um prático também e ter a carteira de motorista Kiwi (válida por 10 anos). As ruas são muito bem sinalizadas e as regras são simples e poucas, mas para quem nunca dirigiu na mão Inglesa, a primeira semana poderá ser de vida ou morte (hehehe). O problema é que muita gente fica em dúvida do que fazer no início, e acaba fazendo bobagem no trânsito e nas estradas botando a própria vida e a de outros em perigo. Nas estradas e Motorways é bem mais fácil, pois basta seguir o carro da frente, mas nas cidades grandes, principalmente em cruzamentos e roundabouts (rodador) o bicho pode pegar. Por isso aconselhamos mais do que fortemente, para aqueles que nunca, ou não estão com prática na mão Inglesa e com carros automáticos, de fazer umas duas horas de aula com uma auto-escola. Custa uns NZ$ 80, e tudo o que você tem que fazer é ligar, e falar que você já é motorista, mas gostaria de uma aula para treinar na mão inglesa, e saber das regras de trânsito (eles fornecem o carro). A maioria dos acidentes com turistas dirigindo, se dá pelo fato de num momento inesperado, a reação da pessoa é de jogar o carro pro outro lado que esta acostumado e por isso achamos que esse dinheiro gasto na auto-escola é bem empregado. Com duas horas de aula, sai dirigindo com segurança como se dirigisse a milênios na Nova Zelândia. Só não se esqueça de colocar sua habilitação na mala de viagem, e te-la consigo ao dirigir. O manual com as regras de trânsito é vendidos em qualquer loja de livros, Dairy, e News Agents, e custa a bagatela de NZ$ 7. Compre e estude.

Se você não tem habilitação não poderá dirigir, a não ser bicicletas, e mesmo assim usando capacete, senão vai tomar uma bela multa. Assim como na Austrália, as bicicletas na Nova Zelândia são consideradas veículos, e pelas normas, tem-se que indicar com o braço, a direção que vai seguir. Na terra dos Kiwis pode-se tirar uma habilitação a partir dos 15 anos de idade, porém o sistema é dividido em 3 estágios, no qual testes práticos e escritos tem que ser feitos antes de se sentar na direção. O primeiro chama-se Learner License, onde como aprendiz, só se pode dirigir com uma pessoa com habilitação plena no banco da frente. O grau de álcool no sangue tem que sempre estar zerado. O segundo chama-se “Restricted License”, e pode-se pleiteá-lo 6 meses depois de estar dirigindo com uma Learner License. Nesse estágio, o controlado motorista poderá dirigir sozinho, desde que não seja entre às 10 da noite às 5 da madrugada, e só poderá levar familiares no carro, além do teor alcoólico no sangue continuar zero. O terceiro estágio, chama-se Full License, e poderá ser solicitado 18 meses após o experimentado motorista ter dirigido com uma Restricted License. A Full License, não tem restrições de horários e passageiros, é e uma licença plena e indica se pode dirigir carros automáticos ou manuais.

Beber e dirigir com qualquer tipo de licença é crime, e a tolerância para bebuns acima de 20 anos é de no máximo 80 mg de álcool por 100 ml de sangue (mais ou menos o equivalente à um copo de vinho, ou 2 de cervejas fracas, ou meia dose de pinga). Passou daí, além da multa astronômica, terá que se apresentar numa corte. Quem se envolver num acidente e estiver acima do limite mencionado, pode até mesmo ir parar na cadeia por muito tempo, além do seguro do carro poder ser cancelado, e ter que pagar o estrago do próprio bolso. Se pego acima do limite, os gentis policiais irão solicitar uma prova de sangue as vezes no local ou na delegacia, e que por lei tem que ser fornecida. O não fornecimento pode dobrar a pena. Beber e dirigir é levado muitíssimo à sério na Nova Zelândia, e o bicho pega mesmo, sem perdão. Se sair com amigos escolham um que vai dirigir e esse não vai beber, outra opção seria ir de táxi.  Bêbado ou não, o procedimento correto na Nova Zelândia se por acaso se envolver num acidente, é comunicar a polícia num prazo de 24 horas, e a cia seguradora também. Lembre-se que quem processa publicamente na Nova Zelândia e a Polícia, e isto quer dizer que num caso de acidente, seja a culpa sua ou não, a polícia vai levantar os dados e depois levar o culpado até a corte. Você deve cooperar respondendo as perguntas, mas não é obrigado a declarar culpa. A polícia através da perícia e investigações é que tem a obrigação de levantar dados para leva-lo perante a corte ou não. As próprias seguradoras pedem aos seus segurados para que não se declarem culpados em caso de acidentes de trânsito.