Estilo de Vida

Estilo de Vida

Queenstown_in_WinterA vida na Nova Zelandia é tranquila, algumas vezes tranquila até demais. Isso não quer dizer que a pessoa não possa morrer de stress, ter os problemas do mundo cotidiano, ou até mesmo o oposto, se sentir entediada. O que distingue a Nova Zelândia de outros países, é a baixa população e a quantidade de locais pristinos e belíssimos. A pessoa poderá nas horas de folga, ter lazer, passear, explorar, e se divertir com muita segurança. A vida pode passar devagar ou rápido, ao gosto do freguês.

Com tantos lugares bonitos, tanto o governo quanto a população se esmeram na conservação do local que vivem, seja do quarteirão que moram, ou se visitantes em outra cidade. Todos os Kiwis que conhecemos têm profundo respeito pela natureza, e um orgulho muito grande do país que vivem. Alguns Neo-Zelandeses até mesmo acham o jardim do vizinho mais verde que o deles, e por isso vão morar na Austrália ou em outros países. Para se ter uma idéia, cerca de 10% da população da Nova Zelândia vive na Austrália permanentemente, seja por motivos de trabalho, de clima, de família, ou outros. Mas a grande maioria desses chamados Expats; ou expatriados, voltam diversas vezes por ano para visitar a terrinha querida, pois afinal, da Austrália são só 3 horas de avião e a passagem não é cara.

A sociedade da Nova Zelândia é muito equalitária. Todos são vistos da mesma forma e respeitados do mesmo jeito, não interessa cor da pele, religião, status social, preferências sexuais, ou ideologias políticas. Desde que não se discrimine e se respeitem as leis, qualquer visitante ou novo residente será bem-vindo ao país, e será muito bem tratado. O sistema social é baseado na família, e em valores de estudo e trabalho para obter-se crescimento intelectual e financeiro. O que uma pessoa faz ou quanto ganha, nao importa na maneira de se tratada ou de tratar os outros. Todos são iguais perante a lei, e têm as mesmas regalías e obrigações.

Quem chega pela primeira vez vai achar os Neo-Zelandeses bastantes solícitos e amigáveis, e essa primeira impressão não muda com o tempo. Fora das grandes cidades, é dificil cruzar com uma pessoa na rua sem ser comprimentado(a), ou então, das pessoas pedirem por favor e responderem obrigado para você, independente da maneira que esteja vestido(a), da cor da sua pele, ou se não consegue falar inglês direito. Esperimente perguntar onde fica tal lugar para uma pessoa na rua? Ela irá parar conversar com você, dará as informações se souber, e talvez até te acompanhe para mostrar o lugar.

A vida na Nova Zelândia é muito boa comparada com outros lugares do mundo no momento. Não há pragas, não há medo de atentados terroristas, e não há doencas perigosas transmissiveis (exceto HIV-AIDS). O ar é puro, as ruas são limpas e o trânsito organizado. A seguridade social prove o básico para qualquer cidadão, com excelentes escolas e hospitais grátis para todos os Kiwis. O ACC, uma espécie de seguro coletivo de acidentes controlado pelo governo, evita que pessoas venham à processar as outras por qualquer motivo, como acontece nos Estados Unidos e na Austrália. A criminalidade é baixissima e a polícia não porta armas de fogo, e se comparada com outros países a Nova Zelândia conta com uma das melhores qualidades de vida no planeta. É um pequeno-grande país, seja para visitar, estudar ou morar. Não deixe de um dia conhecer a Nova Zelândia se a oportunidade aparecer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *